quarta-feira, 25 de maio de 2011

Um simples ato de compaixão

Boa noite galera,

Primeiro queria pedir desculpas por não postar na semana passada, fiquei sem tempo e estava meio sem idéias. Mas hoje eu to de volta! Resolvi tocar num assunto POLÊMICO! (mas não são mamilos xD)

Espero que gere uma boa discussão.

...................................................................................

O mais perto de um herói


Outro dia, sentado no sofá, mudando de canal, acabei vendo um trecho de um filme que me interessei, e acabei vendo-o por completo. Meio antigo, mesmo que totalmente novo pra mim, mas bem legal, história envolvente, daqueles que mexe com você sabe? Que faz você pensar.

Bem, o filme se tratava de um negro dos EUA, morando em uma região pobre, ex-presidiário, desempregado, tentando acertar as coisas. Ele conhece um menino, que vivenciou um assassinato de um garoto de sua região, o qual ele poderia ter feito algo para impedir, mas por não ter feito, estava perturbado e com medo. O garoto que havia cometido o assassinato o tinha feito prometer que não deduraria o acontecido, caso contrário também seria morto.

O garoto, morava com pais adotivos que não davam a minima pra ele, nem davam por sua falta. Então o garoto após conhecer o homem, passa a viver sempre com ele, durmindo em sua casa. Mesmo desempregado, o homem faz de tudo para ajudar a comunidade, principalmente o garoto, para que não cometa os mesmos erros que ele.

Bem, não posso contar o filme todo, mas o resumo é que o homem arranja uma família melhor para o garoto, que após ter enfrentado seu medo e os marginais da área, se muda com essa nova família para uma outra cidade para recomeçar. O homem conseguiu o emprego, ajudou o garoto, livrou a vizinhança de outros marginais, e além disso fez tudo para ajudar um amigo já de muita idade que estava com câncer e morreria em poucos dias, fazendo-o ter a melhor noite de sua vida.

Eu fiquei pensando nisso, que até mesmo esse velho amigo falou pra ele: "Você é a pessoa mais perto de um herói que eu ja conheci..." e realmente, um cara que não tem emprego, nem consegue arranjar um, vive sozinho, assombrado pelos crimes do passado, tentando reverter a situação e ainda consegue forças para ajudar os outros a sua volta, isso é um herói.

Outro dia quando eu estava voltando para casa, passei por diversas pessoas, andando pra lá e pra cá, e nenhuma delas não dá a mínima para quem passa ao seu lado, ninguém liga. Estão sozinhas, com raiva, estressadas. Então eu pensei: O que aconteceria se eu falasse com essas pessoas que passam por mim? Mesmo que um simples "Bom dia!" ou "Como vai?", isso não seria ótimo? Isso não tornaria o dia delas mto melhor? Bem, se uma pessoa me desse bom dia, sem que eu a conhecesse, ou mto menos tivesse visto alguma vez, eu me sentiria mto bem, mto bem mesmo! Afinal, não somos todos iguais, vivendo na mesma rua, mesma cidade, passando sempre pelos mesmos lugares, vendo as mesmas pessoas em meio ao cotidiano apressado das cidades. Todos temos algo de bom para compartilharmos uns com os outros.

Talvez eu esteja sonhando, talvez eu deva encarar a realidade e agir de acordo com ela. Talvez tudo isso seja muito utópico e isso nunca venha a acontecer, mas eu não consigo, simplesmente não consigo me conformar. Gostaria de mudar isso, essa aceitação, ninguém deveria aceitar ser excluído, humilhado, pisoteado, ignorado. Todos nascem iguais e tem o direito de aproveitar o que esse mundo e as pessoas tem para oferecer.

Imagine se as pessoas passassem a enchergar o mundo desse jeito, todo dia, para fazer o sorriso de alguém. É justamente disso que o mundo precisa. Que pensem juntos para que todos possam encontrar um motivo, mínimo e singelo, para sorrir.
............................................................................................


obs. Não lembro o nome do filme, mas é com o negão do matrix. Vo ver se eu acho depois, é muito bom, vale a pena.

Abraços, reflitam, e uma boa noite à todos!

2 comentários:

  1. Eu também não consigo me conformar, mas as vezes que só devo seguir em frente sem olhar para os lados, mas não consigo somente olhar para frente, tenho que agir, fazer, ou pelo menos não em conformar.

    ResponderExcluir
  2. esse texto me lembra essa sexta, triste isso.

    ResponderExcluir